Meditação e redução da Ansiedade
- Rosa Maria Guimarães
- 11 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

No ano de 2005 ocorreu um bate papo entre Dalai Lama e Aaron Beck. Mas afinal, o que teriam em comum estes dois homens? Nos últimos tempos as questões relacionadas ao controle de ansiedade, tem-se usado a meditação como técnica complementar associada Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) de Aaron Beck.
Através da meditação é possível acessar estados de consciência que proporcionam conhecer a origem dos nossos pensamentos e emoções, de modo que aprendemos a lidar com elas. Já que o treino de atenção plena permite expandir a nossa capacidade de controlar nossas questões interiores. A possibilidade de focar a atenção nas emoções nos permite manejá-las, diante disso, vê-se a ligação entre a Terapia Cognitivo-comportamental e meditação colaborando para a identificação dos pensamentos destorcidos, a ansiedade e outras questões.
O manejo da ansiedade não é apenas objetivo da psicoterapia, mas também das práticas meditativas. Sendo assim, em que consiste a meditação?
Para Jonhson (1995) meditação é definida como: “A ampla variedade de atividades que procuram expandir e ressaltar o alcance da mente e seu funcionamento possível, produzindo quase sempre pelas formas de disciplina sensório-motora, entre as quais figuram o permanecer sentado em silêncio, o relaxar-se, o cerrar os olhos, o respirar de modo consciente e o adotar um objeto de consciência (...) é antes uma técnica, um modo de desenvolver a consciência”.
Estudos feitos sobre Mindfulness ou meditação de Atenção Plena observou-se a redução da ansiedade e juntamente a ela uma melhor expressão de seus sentimentos, em um grupo de mulheres com doenças cardíacas. Comprovando então que a meditação baseada em Mindfulness juntamente a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) tem efeito sobre a redução da ansiedade.
referências:
Johnson, W. (1995). Introdução. In: Do Xamanismo à Ciência: uma história da meditaçãp, 12. São Paulo, editora Cultrix.
Kozasa, Elisa Harumi. Terapia Cognitivo-comportamental para os transtornos de ansiedade/ Gildo Angelotti, organizador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
Comentarios