top of page

Psicoterapia Clínica

Rosa Maria Guimarães CRP 04/45313

Thais Bontempo Bemfica CRP 04/45312

Como fazer o Desfraldamento

  • Rosa Guimarães
  • 31 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

O momento do desfraldamento é um marco que dá ao bebê o começo de suas ações sozinho, uma alegria e ao mesmo tempo um receio para os pais. Neste momento surgem várias dúvidas, por isso pensamos em escrever um pouco para ajudar os papais e mamães no processo de retirada da fralda.


A partir dos 18 meses de vida a criança começa a ter controle dos esfíncteres, o que permite o controle ao defecar e urinar. É neste período que começará a retirada da fralda. Lembrando sempre de respeitar o desenvolvimento de cada criança.


Um dos indícios que a criança esta preparada é quando ela começa a mostrar que algo à está incomodando, contando aos pais que vai fazer xixi ou cocô. Outros fatores são: acordar com a fralda seca e a curiosidade no banheiro.


Mas afinal, como devemos fazer o desfralde? Precisamos considerar sempre o tempo e o desenvolvimento dos pequenos. Quando este processo se inicia é necessário que aconteça de uma só vez. Pensemos a seguinte situação: retiramos a fralda diurna apenas em casa, mas quando vamos a outros ambientes a criança ainda vai com a fralda. Essa ação faz com que a criança não compreenda a diferença, ou melhor ela não sabe que a fralda é colocada devido ao ambiente.


Para desfraldar primeiramente escolha um período tranquilo, isso facilita o processo. Explique a criança que ela deve avisar quando precisar usar o banheiro, acompanhe-a sempre que ela expressar a necessidade de usar o banheiro. Comemore quando a criança reportar a tempo que precisa usar o banheiro, agir dessa forma aumenta a probabilidade que a criança avise a tempo das próximas vezes. Caso ocorra um escape, não brigue e nem use de punição com a criança. Lembre-se ela esta aprendendo. Neste momento diga a ela o que aconteceu e diga que da próxima vez ela deve anunciar um pouco antes. Este processo dura em torno de 3 meses.


Depois que a fralda já foi tirada os pais também devem ficar atentos ao horário que a criança faz xixi ou cocô, levando-a ao sanitário por volta dessa hora.


É recomendado que se tire primeiro as fraldas diurnas e mais ou menos por volta dos 3 anos dar início o processo da retirada noturna. Comece diminuindo a ingestão de líquido do seu filho durante a noite. Antes de colocá-lo na cama diga a ele para fazer xixi. Nas primeiras noites sem fralda é ideal leva-lo a cada duas horas ao banheiro, fique atento aos horários que a criança costuma urinar. Tente acordar por volta deste horário e colocá-lo no vaso, posteriormente ensine-o a levantar e ir sozinho. Caso ele tenha medo use nossas dicas de "Quando a criança estiver com medo...", confere o link: http://psicoterapiasclini.wixsite.com/psicoterapiaclinica/single-post/2016/10/24/Quando-a-crian%C3%A7a-estiver-com-Medo .Elas vão te ajudar bastante também.


Os pais precisam de acompanhamento nesse momento, faz com que eles sintam-se mais seguros e passa tranquilidade aos pequenos. É necessária muita paciência, a angústia e aflição diante desta situação trazem prejuízos. Sua presença junto a eles é muito importante.


 
 
 

Comments


 Belo Horizonte

Contato

(31) 998578-8615

 

bottom of page