top of page

Psicoterapia Clínica

Rosa Maria Guimarães CRP 04/45313

Thais Bontempo Bemfica CRP 04/45312

Estabelecendo limites

  • Rosa Guimarães
  • 28 de nov. de 2016
  • 1 min de leitura


Quando se trata de limites sabemos o quão difícil é. Essa questão se torna um problema quando os pais não o estabelecem ou os filhos não querem aceitar os limites.


Observamos que muitos pais tem grande dificuldade de estabelecer regras, limites e colocá-las em prática. Mas devemos ter em mente que é fundamental para que se tornem adultos responsáveis. Diante disso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesta tarefa tão difícil.


- É importante estender as a regras estabelecidas aos filhos para os pais. Os pais devem ser exemplo para o aprendizado de regras, funcionam como modelo para as crianças.


-É necessário que as promessas sejam mantidas e cumpridas. Isso fará com que a criança acredite no que você fala, sendo uma consequência ou não.


- A implementação de regras e limites desde cedo. Isso o ajuda a acostumar a seguir regras desde de cedo. Tente começar por uma rotina. Lembre sempre do diálogo com os pequenos.


- Se você estabeleceu uma regra e explicou as consequências, esta colocando em prática não há a necessidade de repetir a todo momento aquela regra. A repetição pode levar a criança a querer quebrá-la.


- É preciso manter a congruência de regras entre os responsáveis pela criança. Ela precisa saber que a regra vale para todos.


- Não desista do processo no meio do caminho, é possível que você perca a credibilidade com criança.


- As regras em casa se estendem também aos amigos que visitem sua casa. Se vale para seu filho, serve também aos amigos.


- As regras também devem valer fora de casa. Caso a criança descumpra as consequências devem ser aplicadas ao chegarem em casa.




 
 
 

Comments


 Belo Horizonte

Contato

(31) 998578-8615

 

bottom of page