top of page

Psicoterapia Clínica

Rosa Maria Guimarães CRP 04/45313

Thais Bontempo Bemfica CRP 04/45312

Benefícios da Atividade Física

  • Rosa Guimarães
  • 30 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Nos últimos anos, as mudanças nos hábitos de vida, como tecnologias, sedentarismo, pressão social vem contribuindo além dos problemas físicos para o aumento de problemas mentais de ordem emocional. Problemas esses como a depressão e ansiedade.


A redução da atividade física também acarreta a resistência cardiorrespiratória que por vezes dificulta o cotidianos das pessoas, desde relacionadas ao profissional e até mesmo ao lazer. Sabe-se também que os indivíduos que não praticam atividade física tem maiores chances em desenvolver doenças crônicas, como osteoporose, hipertensão, doenças coronarianas e diabetes mellitus.


No tocante as situações emocionais relacionadas à depressão e ansiedade o ser humano pode experimentar três emoções principais, em resposta a uma situação ameaçadora: raiva, depressão e ansiedade. Quando o organismo está em estado de alerta ele reage com um comportamento de fuga ou de ataque. Mesmo que a reação esteja adequada à situação, ocorre uma descarga de hormônios elevada. Essa descarga é considerada normal quando logo após o organismo retorna ao estado anterior, o estado normal de cada individuo. Caso o estado de tensão se prolongue, pode indicar alguma patologia, como algum transtorno de Ansiedade.


Estudos apontem que praticar exercícios físicos, em especial os aeróbicos , podem produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos. Os exercícios aeróbios podem favorecer a diminuição da ansiedade mais que os exercícios anaeróbicos. Foi realizado com estudo com dois grupos de indivíduos sem problemas de saúde que participaram de um programa de oito semanas de exercícios, sendo um aeróbio e um anaeróbio, e também confirmaram a superioridade dos exercícios físicos aeróbios sobre os anaeróbios na redução da ansiedade.


Com a prática de exercícios regulares, realizado com intensidade moderada, e duração media partir de 30 minutos , propicia alívio do estresse ou tensão. Devido a um aumento da taxa de um conjunto de hormônios denominados endorfinas que agem sobre o sistema nervoso , reduzindo o impacto estressor do ambiente e com isso pode prevenir ou reduzir transtornos depressivos, o que é comprovado por vários estudos. A estimulação a produção de Endorfina pelo corpo do individuo é responsável pela sensação de bem estar que alivia sintomas de depressão e ajuda na redução os níveis de ansiedade. Outros hormônios como a Noradrenalina e a Serotonina, também estão relacionados ao equilíbrio do humor, que são beneficiados também pela atividade física.


Que tal começar a se movimentar hoje ?


Referências:

Sônia Regina Cassiano de Araújo, Marco Túlio de Mello, José Roberto Leite. Transtornos de ansiedade e exercício físico. Acesso em : http://www.scielo.br/pdf/rbp/v29n2/a15v29n2.pdf


Florindo Stella, Sebastião Gobbi ; Danilla Icassatti Corazza; José Luiz Riani Costa. Depressão no Idoso: Diagnóstico, Tratamento e Benefícios da Atividade Física. Motriz,Set/Dez 2002, Vol.8 n.3, pp.91 - 98. Acesso em : http://www.mds.gov.br/suas/revisoes_bpc/biblioteca-virtual-do-beneficio-de-prestacao-continuada-da-assistencia-social/textos_passoa_idosa/depressao_do_idoso_diagnostico_tratamento_e_beneficios_da_atividade_fisica.pdf


Comments


 Belo Horizonte

Contato

(31) 998578-8615

 

bottom of page