top of page

Psicoterapia Clínica

Rosa Maria Guimarães CRP 04/45313

Thais Bontempo Bemfica CRP 04/45312

Porque às vezes não dá certo ?

  • Rosa Guimarães
  • 5 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura


"A maioria das pessoas já teve a experiência de iniciar dietas e desistir delas durante anos. Todas elas tem algo em comum: a forma de pensar ou pensamentos sabotadores. As pessoas tem uma programação mental que sabota seus esforços. Frequentemente tem pensamentos como: Se eu comer isto só desta vez não vai ter problema; Tive um dia tão difícil. Mereço comer o que eu quiser; Não consigo resistir a esta comida; Estou chateado. Tenho que comer... Já que comi o que não devia, vou continuar comendo até o fim do dia; É muito difícil. Não quero continuar fazendo dieta; Nunca vou emagrecer. Você já teve algum desses pensamentos? Se já, talvez possamos te ajudar!


A terapia cognitiva baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas sentem e o que elas fazem. Digamos que você pense: Estou com fome. Se, em seguida, tiver um pensamento sabotador: Tenho que comer,não posso tolerar. Você vai ficar apavorado e vai sair atrás de comida. Por outro lado, se você contrariar esses pensamentos com respostas adaptativas: "Tudo bem. Vou comer dentro de poucas horas. Posso esperar". Você se sentirá no controle da situação e acabará se envolvendo em outras atividades.

A terapia cognitiva o ajuda a identificar os pensamentos sabotadores e a responder a eles de maneira adaptativa, o que leva você a se sentir melhor e a se comportar de maneira mais funcional. Com a terapia cognitiva, as pessoas aprendem a resolver problemas, como por exemplo: -A sensação de estar sobrecarregado pelas exigências da dieta. -A sensação de estar em privação. -A sensação de estar desmotivado quando seu emagrecimento não correspondeu ao previsto. -A sensação de estar estressado com outros problemas da vida.

A terapia cognitiva o ajuda a resolver problemas práticos e psicológicos, e também a aprender novos pensamentos e novas habilidades comportamentais e ferramentas que você poderá utilizar pelo resto da sua vida. Além de superar seus problemas atuais, você também aprenderá a utilizar as novas habilidades para resolver problemas futuros" (Judith Beck)


Fonte: Pense Magro - Judith Beck


Comments


 Belo Horizonte

Contato

(31) 998578-8615

 

bottom of page